Pular para o conteúdo principal
Karakuri Ningyo

Acabei de encontrar um site maravilhoso: www.karakuri.info _ que descreve de forma impressionante esses tipos de bonecos. Vou tentar dar uma apanhado do trabalho desse nosso amigo, mas convido a todos acessar o sites para maiores detalhes.
Primeiro ele fala sobre o significado do nome. 

 "A palavra 'Karakuri' significa um dispositivo mecânico para provocar, enganar ou surpreender uma pessoa. Isso implica magia escondida, ou um elemento de mistério. No japonês 'Ningyo' é escrito como dois caracteres separados, que significa pessoa e forma. É vagamente traduzido como fantoche, mas também pode ser visto no contexto da boneca ou mesmo da efígie. (LEI 1997, p. 18)"


Explica sensivelmente o que os criadores bonequeiros desejavam exprimir.

"Os marionetes japoneses de Karakuri utilizam movimentos sutis e abstratos para invocar sentimentos e emoções (...) Tradicionalmente, Karakuri apareceu em festivais religiosos, realizou reações de mitos e lendas tradicionais e entretinha o público com seus gestos sofisticados, simbólicos e graciosos.A tradição Karakuri de esconder invisivelmente a tecnologia se estende além da marionete e da robótica e continua a se manifestar na cultura popular. Karakuri influenciou as artes do teatro Noh, Kabuki e Bunraku e contribuiu diretamente para a modernização industrial do Japão. Durante o período Edo, o Japão estava completamente isolado do resto do mundo, período durante o qual uma herança cultural única se afastou de influências externas. Apesar do isolamento, a tecnologia ocidental foi adaptada exclusivamente para produzir marionetes Karakuri Ningyo. (SUEMATSU 2001b) Essencialmente, Karakuri é a realização da relação simbiótica entre a tradição oriental e a tecnologia ocidental. (KUROKAWA 2001) A história do Karakuri Ningyo destaca abordagens antropomórficas para o desenvolvimento de robôs sociáveis ​​e como eles diferem entre o Oriente e o Ocidente."

Ele destaca os tipos e como são usados ainda hoje. 

Dashi Karakuri - Usados em festivais populares e religiosos.


Butai Karakuri - utilizado em apresentações teatrais. Os detalhes são tantos de sua origem que vale a pena ir ao site.


Zashiki Karakuri - pequeno e projetado para uso doméstico. Eles eram originalmente artigos de luxo. Zashiki é considerado o mais tecnicamente intrincado e precioso de todas as formas de Karakuri. Os mais famosos foram produzidos no período Edo, com mecanismos ocultos de relógio, embora a areia, o mercúrio e até mesmo o poder de vapor fossem utilizados. O 'Chahakobi Ningyo', ou boneca de servir chá, é talvez o mais famoso, e foi o primeiro robô de "entretenimento doméstico" usado no Japão. O Chahakobi Ningyo foi apresentado nas novelas de SAIKAKU Ihara e na poesia haiku da ISSA Kobayashi no final do período Edo. (SUEMATSU 2001a) Existe outros como 'Yumihiki Doji', ou boneca de arqueiro, é considerado o pico das artes do mecanismo. Ele fica em um suporte com cerca de 30 cm de altura. Ele pega uma flecha e atira em um alvo, repetindo isso 4 vezes. A melhor coleção de Zashiki Karakuri hoje pode ser vista no Museu japonês de muletas populares japonesas em Sagano. Existem vários Temawashi Ningyo que estão em exibição. Este tipo de Zashiki Karakuri foi baseado em mecanismos de caixa de música.


Até mais Amigos e Amigas Bonequeiras.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

   Minhas Bonecas Japonesas  A grande paixão pelas bonecas fez com que eu começasse a pesquisar e colecionar   Nihon ningyô, ou seja bonecas de origem japonesas.  Mas de fato meu grande sonho é aprender a fazê-las. No meu estudo descobri que existe vários tipos  e todas artesanais , produzidas com diferentes materiais.    O processo de fazer uma Nihon ningyô consiste em modelar uma forma básica, na maioria das vez humana e vesti-la com roupas culturalmente tradicionais. O corpo da boneca pode ser feito de madeira (paulownia), ou de toso, uma substância semelhante a uma argila composta de serragem e pasta de paulownia. Também são encontradas as feitas com folhas de papel washi colocadas em molduras próprias para quadros decorativos. Ou então as feitas da mesma argila usada na cerâmica tradicional japonesa. Uma vez que o corpo está completo, é aplicado gofun, um pigmento branco calcário (ostras) diluído em NIKAWA (cola de colágeno) . Em seguida, roupas de pano ou de papel são

Bonecas Japonesas