Pular para o conteúdo principal


   Minhas Bonecas Japonesas
 A grande paixão pelas bonecas fez com que eu começasse a pesquisar e colecionar  Nihon ningyô, ou seja bonecas de origem japonesas. Mas de fato meu grande sonho é aprender a fazê-las. No meu estudo descobri que existe vários tipos e todas artesanais, produzidas com diferentes materiais.  O processo de fazer uma Nihon ningyô consiste em modelar uma forma básica, na maioria das vez humana e vesti-la com roupas culturalmente tradicionais. O corpo da boneca pode ser feito de madeira (paulownia), ou de toso, uma substância semelhante a uma argila composta de serragem e pasta de paulownia. Também são encontradas as feitas com folhas de papel washi colocadas em molduras próprias para quadros decorativos. Ou então as feitas da mesma argila usada na cerâmica tradicional japonesa. Uma vez que o corpo está completo, é aplicado gofun, um pigmento branco calcário (ostras) diluído em NIKAWA (cola de colágeno) . Em seguida, roupas de pano ou de papel são colocadas sobre ela e a cor aplicada para completar a boneca. Os cabelos podem ser de crina de cavalo, fios de seda ou até de procedência humana em casos raros. 
No japão essas bonecas estão associadas aos festivais e ao teatro. Representam seres misticos, heróis épicos, monges santos e a realeza. De acordo com a Wikipedia, foi durante o período Edo que a maioria das bonecas tradicionais se desenvolveram.

  •  Hina datam do período de Heian de 794 a 1185. Sua apresentação é escalonada em uma hierarquia. Embora existam diferentes padrões de organização de cada nível de acordo com diferentes costumes no Japão oriental e ocidental, cada nível é organizado do mesmo modo de cima para baixo. O primeiro nível detém as bonecas imperiais, o segundo nível mantém as damas de três quadras, o terceiro nível detém os cinco músicos do sexo masculino, o quarto nível mantém os dois ministros e o nível final mantém os três ajudantes, ou samurais. As bonecas são colocadas em um lindo tapete vermelho para todos verem. As bonecas de Hina estão associadas a Hinamatsuri, ou a Festa, que é todos os anos em 3 de março.
  • Bonecas Kintarō são oferecidas a crianças japonesas durante as férias Tango no Sekku , a fim de inspirar a bravura e a força da lendária criança Kintarō .
  •  Musha  têm sido historicamente populares desde o século XVII. São representações de guerreiros que retratam momentos históricos do passado marcial do Japão. Vestidos com uma armadura, as bonecas evocam curiosamente pensamentos de batalha e guerra. No entanto, recentemente, os rostos da boneca têm características muito juvenis que proporcionam um forte contraste com a imagem do guerreiro, transmitindo, em vez disso, uma sensação de inocência. Essas figuras paradoxais de adorno feudal e infantilidade são muitas vezes feitas a partir do mesmo material que Hina. Estas bonecas estão ligadas a uma parte importante do dia do menino no dia 5 de maio.
  • As bonecas Gosho mostram bebês gordo e fofos de forma simplificada. gosho básico é um garoto sentado quase nu, esculpido de uma só peça, com uma pele muito branca, embora gosho com roupas elaboradas, penteados e acessórios, tanto feminino como masculino, também se tornou popular. Eles se desenvolveram como presentes associados à corte imperial, e "gosho" poderia ser traduzido como "palácio" ou "tribunal".Gosho têm raízes que recorrem ao período Heian. Os vassalos feudais viajariam para Kyoto para receber bonecas de Gosho como presentes do Tribunal Imperial por seu serviço e lealdade. 
  •  Kimekomi ( ja: 木 目 込 人形 ) são feitas de madeira. Os antepassados ​​das bonecas Kimekomi são as bonecas Kamo ("salgueiro")Datadas dos meados de 1700, as Kimekomi  foram concebidas em Kyoto, no santuário de Kami Kamo,dai surgiu sua popularidade. São esculpidas habilmente em madeira, com vincos distintos adornados com belos panos. Kimekomi em essência, são esculturas de figuras bonitas e únicas, moldadas à imagem de vários seres vivos. Estas bonecas tornaram-se uma arte muito popular e sendo encontrados para venda kits para produzir em casa a sua.
  • Karakuri ningyō , ou Karaku. Bonecos  mecânicos do século XVIII. Esses robôs, ou autômatos, representam uma inovação artística e cientifica. Tradicionalmente, eles são feitos de madeira. Com variedades, desde estatuetas robóticas para servir chá, dançar e até movimentos hipnóticos - tudo em uma escala muito pequena, é claro.
    Existem também grandes figuras usadas em festivais que são colocadas sobre flutuadores
  • Existem também grandes figuras usadas em festivais que são colocadas sobre flutuadores
  • Existem também grandes figuras usadas em festivais que são colocadas sobre flutuadores retratando heróis lendários.
  • Os Bunraku são uma forma teatral que rivalizou e inspirou o teatro Kabuki e sobrevive hoje. Trás à mente os conceitos de metamorfose e encantamento. Eles são originais de Osaka com uma história que remonta à década de 1680, que encontrou uma casa no teatro moderno. As fantoches são esculpidas com cuidado de madeira e pintadas à mão. Sua cabeça e suas mãos são feitas por especialistas, devido ao seu design complexo que permite os rostos se transformem rapidamente; de forma humana a uma demoníaca durante o drama. O corpo e os trajes são muitas vezes representados por titiriteros, que os operam em tal sinergia, passando vida aos bonecos.
  •  Kokeshi foram feitas há 150 anos e são do norte de Honshū , a principal ilha do Japão. Eles foram originalmente feitos como brinquedos para crianças, filhos de agricultores. Eles não têm braços ou pernas, mas uma cabeça grande e corpo cilíndrico, representando garotas pequenas. De um brinquedo simples, tornou-se um famoso artesanato japonês e agora uma lembrança para os turistas.
  • Daruma. Embora geralmente considerado um amuleto de sorte e força, em vez de uma boneca, essa figurinha fascinante surgiu no século XVIII, sendo um símbolo do grande professor budista chinês, o Bodhidharma. 
  • Iki-ningyō são bonecos em tamanho natueal usados em festivais. Ainda sei pouco sobre eles.
  • As Ichimatsu ( ja: 市 松 人形 ) representam pequenas meninas ou meninos, bem proporcionadas e geralmente com pele rosada e olhos de vidro. o termo se aplicou a bonecas infantis, geralmente feitas para segurar nos braços e vestir . As bonecas de bebê com expressões maliciosas foram mais populares no final do século XIX e início do século 20. Mas em 1927 a "troca de bonecas de amizade", envolveu a criação de pequenas meninas, para serem enviadas como doação do Japão para os Estados Unidos.
  • Teru teru bozu ("monge brilho-brilho") é estritamente falando não uma boneca. É feito à mão de papel branco ou pano, e pendurado de uma janela por uma corda para trazer o bom tempo e evitar a chuva.
  • Anesama ningyō e shiori ningyō são feitass de papel washi . Anesama ningyo tende a ser tridimensional, enquanto que shiori ningyō é plano. Anesama ningyo muitas vezes tem elaborados penteados e figurinos alta qualidade. Muitas vezes, eles não possuem características faciais. 
Pelo que vocês podem perceber o Japão é rico na criação de bonecos. Prefiro ficar por aqui, mas como o assunto é tão extenso prometo voltar a descrevê-lo com mais detalhes conforme vou aumentando meu conhecimento. Com mais ilustrações e menos blá, blá,blá. Até aproxima, Amigos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Karakuri Ningyo Acabei de encontrar um site maravilhoso:  www.karakuri.info _  que descreve de forma impressionante  esses tipos de bonecos. Vou tentar dar uma apanhado do trabalho desse nosso amigo, mas convido a todos acessar o sites para maiores detalhes. Primeiro ele fala sobre o significado do nome.    " A palavra 'Karakuri' significa um dispositivo mecânico para provocar, enganar ou surpreender uma pessoa.  Isso implica magia escondida, ou um elemento de mistério.  No japonês 'Ningyo' é escrito como dois caracteres separados, que significa pessoa e forma.  É vagamente traduzido como fantoche, mas também pode ser visto no contexto da boneca ou mesmo da efígie.  (LEI 1997, p. 18)" Explica sensivelmente o que os criadores bonequeiros desejavam exprimir. "Os marionetes japoneses de Karakuri utilizam movimentos sutis e abstratos para invocar sentimentos e emoções (...)  Tradicionalmente, Karakuri apareceu em festivais religiosos, real

Bonecas Japonesas